O jogo escolhido pela Ana Mota e pela Vanessa Caeiro intitula-se “Que Grandes Amigos!” e foi desenvolvido pelo Centro de Competências da Escola Superior de Educação de Santarém. Na minha opinião o jogo tem alguns aspetos positivos, tais como a simplicidade do site em que se insere e o facto de este ser bastante apelativo ao nível do layout, mas também por proporcionar às crianças que estimulem e treinem as suas capacidades ao nível da produção de textos e que consigam a descrever imagens e criar histórias a partir das mesmas, sendo assim um impulsionador da criatividade da criança. Este jogo pode ser utilizado em sala de aula, o que na minha opinião é fundamental, pois, apesar de o jogo ter estes aspetos positivos, por ser um jogo bastante parado e pouco dinâmico poderá não levar a criança a jogá-lo por sua própria iniciativa em casa, longe do dinamismo que a professora poderá dar ao jogo, por exemplo levar a turma a construir uma história que englobe as ideias de todas as crianças da turma sobre as imagens mostradas. Outro fator que me parece pouco recomendável é o facto de as imagens não serem reais, uma vez que os jogos infantis devem sempre ter este tipo de imagem, de modo a que as crianças consigam mais facilmente relacionar o conteúdo do jogo com a realidade em que vive. Este jogo não possui qualquer tipo de pontuação ou tempo limite, não permitindo também o incremento da competitividade da criança, uma vez que assim a criança não consegue perceber se foi bom ou não naquilo que produziu nem tentar superar-se a si própria e às suas capacidades.
Ana Riqueza e Solange Nunes (http://ticandopt.blogspot.pt/)
O jogo escolhido pela Ana Mota e pela Vanessa Caeiro intitula-se “Que Grandes Amigos!” e foi desenvolvido pelo Centro de Competências da Escola Superior de Educação de Santarém.
ResponderEliminarNa minha opinião o jogo tem alguns aspetos positivos, tais como a simplicidade do site em que se insere e o facto de este ser bastante apelativo ao nível do layout, mas também por proporcionar às crianças que estimulem e treinem as suas capacidades ao nível da produção de textos e que consigam a descrever imagens e criar histórias a partir das mesmas, sendo assim um impulsionador da criatividade da criança. Este jogo pode ser utilizado em sala de aula, o que na minha opinião é fundamental, pois, apesar de o jogo ter estes aspetos positivos, por ser um jogo bastante parado e pouco dinâmico poderá não levar a criança a jogá-lo por sua própria iniciativa em casa, longe do dinamismo que a professora poderá dar ao jogo, por exemplo levar a turma a construir uma história que englobe as ideias de todas as crianças da turma sobre as imagens mostradas. Outro fator que me parece pouco recomendável é o facto de as imagens não serem reais, uma vez que os jogos infantis devem sempre ter este tipo de imagem, de modo a que as crianças consigam mais facilmente relacionar o conteúdo do jogo com a realidade em que vive.
Este jogo não possui qualquer tipo de pontuação ou tempo limite, não permitindo também o incremento da competitividade da criança, uma vez que assim a criança não consegue perceber se foi bom ou não naquilo que produziu nem tentar superar-se a si própria e às suas capacidades.
Ana Riqueza e Solange Nunes (http://ticandopt.blogspot.pt/)
Caras alunas,
ResponderEliminarFizeram um bom trabalho.Só m resta fazer uma sugestão: incluam, nesta mensagem uma ligação para o jogo.
Cumprimentos
MRR
Cara Professora
EliminarA ligação já está concluída.
Cumprimentos