domingo, 19 de outubro de 2014

Reflexão individual escrita

 
             A sigla TIC designa o termo Tecnologias de Informação e Comunicação, que são nos dias de hoje uma importante instrumento na partilha de informação e na comunicação entre pessoas de todo o mundo. Deste modo, percebemos que as TIC estão incontornavelmente ligadas às novas tecnologias como os computadores, as televisões, as tablet, os telemóveis, mas também a internet, os jogos educativos multimédia, entre outras muitos outros.
            As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano, e a escola não é exceção. Segundo, Paz (2008) “ (…) há que reconhecer o dinamismo da utilização das TIC que percorre os vários níveis de ensino.”. Dado que a utilização das TIC na sala de aula, tanto para abordar como para consolidar, algum tipo de conteúdo de um determinada disciplina, nomeadamente de português, é sempre uma mais-valia, dado o dinamismo e a motivação proporcionada aos estudantes, a quando da utilização das TIC. De acordo com Dias de Figueiredo (2000) “ (…) cada vez mais os jovens e adultos exigem variedade de canais de aprendizagem, num sistema de elevada escolha.”.  
            Em relação ao processo ensino-aprendizagem do português, existem inúmeras Tecnologias de Informação e Comunicação que poderão ser utilizadas como o processador de texto, jogos educativos, testes interativos, gramática e dicionário on-line, pesquisa via internet, ou mesmo livros em formato digital, entre muitos outros. Em contrapartida, segundo Paz (2008) ainda existe muita relutância, por parte dos professores, em utilizar as TIC no processo de ensino-aprendizagem. Apenas os professores formados mais recentemente encaram o uso das TIC como uma vantagem no processo de ensino-aprendizagem, dado que os alunos poderão, em conjunto com o professor, conceber o conhecimento.
            Para o aluno atingir uma determinada aprendizagem através da TIC, o professor deverá fornecer a informação necessária ao aluno. Deste modo, o professor têm um papel preponderante, em todas as aulas, mas nomeadamente nas aulas em que pretende que o aluno utilize as TIC. Devido à necessidade de suporte dos alunos e à motivação proporcionada pela utilização das TIC, em sala de aula, o professor deverá utilizar as aulas com maior duração para a realização das atividades com as mesmas, nomeadamente as aula de 90 minutos, pois a duração das aulas no Ensino Básico varia entre os 45 e os 90 minutos. Assim, os alunos estarão mais predispostos para o processo de ensino devido à utilização das TIC, como ferramenta para atingirem uma determinada aprendizagem.
            Se proporcionarmos aos alunos, uma aula de português com a utilização das TIC, em que o tema seja a produção de escrita em processador de texto, alguns dos conteúdos que poderão ser abordados são a utilização de parágrafo, ou seja, a indentação, mas também conteúdos a nível mais informático como os comandos não alfabéticos do teclado e os acionados pelo rato. Dado que, para os alunos produzirem um texto em processador de texto é necessário serem-lhes fornecidos estes dados, de modo a que realizem a tarefa com êxito.
             Todavia, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionam vantagens, como tenho vindo a referir, mas também desvantagens.
 
Paz (2008), defende que:
         (…) novas tecnologias vão incidir em dimensões educacionais variadas, de que são as menores a formação das atitudes e dos valores (pense-se na cultura do “copiar e colar” ou da maior facilidade de fraude (…) ). Falar de novas tecnologias é falar do computador pessoal, cada vez mais portátil, dos telemóveis que são muito mais do que isso (…), dos videojogos pólo de interna discussão sobre as suas virtudes educativas ou de como ligar a aprendizagem ao lúdico, das aplicações informáticas utilizadas com fins educativos, das plataformas de gestão de aprendizagem (…), que permitem o alargamento do espaço e tempo de aprendizagem para além da tradicional sala de aula e, em especial, da Internet.
 
            O contacto com as TIC é cada vez mais precoce na nossa sociedade. Segundo Paz (2008), o primeiro contacto com as novas tecnologias dá-se no ambiente escolar, o que leva que muitas vezes as próprias crianças passem a ter o papel de professor na família, de modo a mobilizar a mesma para adquirir os conhecimentos tecnológicos. Deste modo, a tecnologia levará a uma maior proximidade, no que respeita à tarefa de educação da criança, entre pais e professores.
            As TIC são assim uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente do português. Estas promovem não só a aprendizagem individualizada, mas também uma aprendizagem coletiva, dado a maior facilidade na partilha e acesso à informação. Deste modo, os alunos são cada vez mais parte integrante do processo de construção do seu próprio saber. 

             Concluindo, e de acordo com Dias de Figueiredo (2000):
             O maior desafio dos novos média é, em nossa opinião, o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e coletiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade, não só da construção dos seus próprios saberes, mas também da construção de espaços de pertença onde a aprendizagem coletiva tem lugar.
 
Autora: Vanessa Caeiro
 
Referências Bibliográficas
Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem.
Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias.

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