A sigla TIC designa o termo
Tecnologias de Informação e Comunicação, que são nos dias de hoje uma
importante instrumento na partilha de informação e na comunicação entre pessoas
de todo o mundo. Deste modo, percebemos que as TIC estão incontornavelmente
ligadas às novas tecnologias como os computadores, as televisões, as tablet, os telemóveis, mas também a
internet, os jogos educativos multimédia, entre outras muitos outros.
As novas tecnologias estão cada vez
mais presentes no nosso quotidiano, e a escola não é exceção. Segundo, Paz
(2008) “ (…) há que reconhecer o dinamismo da utilização das TIC que percorre
os vários níveis de ensino.”. Dado que a utilização das TIC na sala de aula,
tanto para abordar como para consolidar, algum tipo de conteúdo de um
determinada disciplina, nomeadamente de português, é sempre uma mais-valia,
dado o dinamismo e a motivação proporcionada aos estudantes, a quando da
utilização das TIC. De acordo com Dias de Figueiredo (2000) “ (…) cada vez mais
os jovens e adultos exigem variedade de canais de aprendizagem, num sistema de
elevada escolha.”.
Em relação ao processo
ensino-aprendizagem do português, existem inúmeras Tecnologias de Informação e
Comunicação que poderão ser utilizadas como o processador de texto, jogos
educativos, testes interativos, gramática e dicionário on-line, pesquisa via internet, ou mesmo livros em formato digital,
entre muitos outros. Em contrapartida, segundo Paz (2008) ainda existe muita
relutância, por parte dos professores, em utilizar as TIC no processo de
ensino-aprendizagem. Apenas os professores formados mais recentemente encaram o
uso das TIC como uma vantagem no processo de ensino-aprendizagem, dado que os
alunos poderão, em conjunto com o professor, conceber o conhecimento.
Para o aluno atingir uma determinada
aprendizagem através da TIC, o professor deverá fornecer a informação
necessária ao aluno. Deste modo, o professor têm um papel preponderante, em
todas as aulas, mas nomeadamente nas aulas em que pretende que o aluno utilize
as TIC. Devido à necessidade de suporte dos alunos e à motivação proporcionada
pela utilização das TIC, em sala de aula, o professor deverá utilizar as aulas
com maior duração para a realização das atividades com as mesmas, nomeadamente
as aula de 90 minutos, pois a duração das aulas no Ensino Básico varia entre os
45 e os 90 minutos. Assim, os alunos estarão mais predispostos para o processo
de ensino devido à utilização das TIC, como ferramenta para atingirem uma
determinada aprendizagem.
Se proporcionarmos aos alunos, uma
aula de português com a utilização das TIC, em que o tema seja a produção de
escrita em processador de texto, alguns dos conteúdos que poderão ser abordados
são a utilização de parágrafo, ou seja, a indentação, mas também conteúdos a
nível mais informático como os comandos não alfabéticos do teclado e os
acionados pelo rato. Dado que, para os alunos produzirem um texto em processador
de texto é necessário serem-lhes fornecidos estes dados, de modo a que realizem
a tarefa com êxito.
Todavia, o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação proporcionam vantagens, como tenho vindo a referir, mas também
desvantagens.
Paz
(2008), defende que:
(…)
novas tecnologias vão incidir em dimensões educacionais variadas, de que são as
menores a formação das atitudes e dos valores (pense-se na cultura do “copiar e
colar” ou da maior facilidade de fraude (…) ). Falar de novas tecnologias é falar
do computador pessoal, cada vez mais portátil, dos telemóveis que são muito
mais do que isso (…), dos videojogos pólo de interna discussão sobre as suas
virtudes educativas ou de como ligar a aprendizagem ao lúdico, das aplicações
informáticas utilizadas com fins educativos, das plataformas de gestão de
aprendizagem (…), que permitem o alargamento do espaço e tempo de aprendizagem
para além da tradicional sala de aula e, em especial, da Internet.
O contacto com as TIC é cada vez
mais precoce na nossa sociedade. Segundo Paz (2008), o primeiro contacto com as
novas tecnologias dá-se no ambiente escolar, o que leva que muitas vezes as
próprias crianças passem a ter o papel de professor na família, de modo a
mobilizar a mesma para adquirir os conhecimentos tecnológicos. Deste modo, a
tecnologia levará a uma maior proximidade, no que respeita à tarefa de educação
da criança, entre pais e professores.
As TIC são assim uma importante
ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente do português. Estas
promovem não só a aprendizagem individualizada, mas também uma aprendizagem
coletiva, dado a maior facilidade na partilha e acesso à informação. Deste
modo, os alunos são cada vez mais parte integrante do processo de construção do
seu próprio saber.
Concluindo, e de acordo com Dias de Figueiredo (2000):
O maior desafio dos novos média é, em nossa opinião, o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e coletiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade, não só da construção dos seus próprios saberes, mas também da construção de espaços de pertença onde a aprendizagem coletiva tem lugar.
Concluindo, e de acordo com Dias de Figueiredo (2000):
O maior desafio dos novos média é, em nossa opinião, o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e coletiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade, não só da construção dos seus próprios saberes, mas também da construção de espaços de pertença onde a aprendizagem coletiva tem lugar.
Autora: Vanessa
Caeiro
Referências Bibliográficas
Dias de
Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem.
Fidalgo, P.
(2009). O Ensino e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Paz, J. (2008).
Educação e Novas Tecnologias.
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