quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final Individual sobre a Unidade Curricular: Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação


A unidade curricular Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação – LPTIC – evidencia o trabalho das duas áreas do conhecimento em simultâneo. Por outro lado, também se afigura o trabalho da Língua Portuguesa através das TIC. Deste modo, era expectante a aprendizagem de formas de realizar esse mesmo trabalho e das competências a desenvolver para que o mesmo pudesse ser concretizado em sala de aula, pelos futuros professores.
Assim, a presente U.C. tem uma grande relevância no que respeita à formação académica e profissional. Dado que, segundo Pais & Silva (2003:186) o professor tem um enorme importância na promoção da utilização das TIC em sala de aula. Neste sentido, torna-se essencial o enquadramento de unidades curriculares como esta na formação inicial de professores. Dado a exploração de várias ferramentas, como blogue, podcast, PhotoStory, jogos educativos multimédia, programas de televisão, etc. Estas poderão ser utilizadas na futura prática pedagógica, visto a “(…) contribuição positiva dos ambientes tecnológicos para uma aprendizagem mais ativa por parte dos alunos (…)” (Pais & Silva, 2003:185), tornando a aprendizagem num processo mais dinâmico e enriquecedor, em que a língua portuguesa se revela como veiculo de ensino. Abordar a língua portuguesa através das TIC, segundo Tavares e Barbeiro (2011:8) permite aos alunos visualizarem diversos conteúdos, relacionados com a disciplina, escrever e divulgar os seus textos, trabalhar a oralidade, bem como comunicar com outros alunos. Desta forma, é possível constatar as potencialidades da utilização das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem da língua portuguesa, utilizando muitas das ferramentas trabalhadas ao longo da unidade curricular.
A utilização de vários suportes de modo a apoiar uma comunicação, não é apenas importante a nível académico e profissional, mas também a nível pessoal. Outros contributos da U.C., que se enquadram nestes três aspetos da formação, são o trabalho colaborativo em grupo, neste caso, a pares, o espírito crítico, a comunicação à distância, o alerta para os perigos/riscos na utilização da internet e o desenvolvimento de competências para trabalhar com várias ferramentas, até então algumas desconhecidas.
A unidades curricular Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionou várias aprendizagens significativas.  Exemplo disso é a importância da língua portuguesa (língua de ensino) na utilização de materiais simplificadores de aprendizagem, quais as ferramentas/programas e as formas das utilizar para a aprendizagem da língua portuguesa, nomeadamente a nível da escrita, da leitura e da comunicação, mas também a nível gramatical, como podemos constatar pela realização do Jclick. Outro exemplo é a importância da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem, de forma a torná-lo mais dinâmico. A correta aplicação das TIC para a realização de pesquisas, seleção, organização e apresentação de informação, tal como o trabalho conjunto para realização de um projeto comum, também foram importantes aprendizagens realizadas no âmbito desta U.C.
A realização do Jclick foi, para mim, o aspeto menos conseguido ao longo da U.C. Isto, poderá ter acontecido devido a várias motivos, como as fragilidades do programa e as suas limitações, mas também a dificuldades de manuseamento do mesmo. Por outro lado, no início da presente U.C existiu algumas dificuldades em estabelecer a relação do que era lecionado na parte de língua portuguesa como o que era realizado nas aulas de TIC. No entanto, com o decorrer do tempo esta interligação tornou-se progressivamente mais clara.  
A realização de um vídeo através do PhotoStory foi muito gratificante, visto que o meu grupo teve a oportunidade de construir o mesmo com a colaboração das crianças do Centro Social de Palmela, pólo A Cegonha. Durante a realização do trabalho surgiram algumas dificuldades, nomeadamente, no que respeita à oralidade/locução, o que levou a que optássemos por a fazermos nós e não as crianças. No entanto, as crianças demonstraram muito interesse e empenho na realização dos desenhos a colocar no vídeo. Desta forma, tivemos a oportunidade de ligarmos a teoria à prática, sendo esta uma mais-valia na nossa formação.
Concluindo, é de referir que esta unidade curricular foi fundamental para a minha formação enquanto futura profissional de educação, visto o conhecimento adquirido sobre o universo das tecnologias e a forma como as unir ao processo de ensino de forma a contribuírem para a aprendizagem. Deste modo, a escola e consequentemente o ensino precisam de se adaptar ao mundo tecnológico que nos rodeia, utilizando-o em proveito dos seus alunos.


Referências Bibliográficas

·         Pais, M. C., & Silva, B. D. (2003). A formação de professores à luz da investigação - O lugar das TIC na formação inicial de educadores e professore do Ensino Básico em Portugal. Obtido de Repósitório da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18064/1/O%20Lugar%20das%20TIC%20na%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20Inicial%20de%20Educadores%20e%20de%20Professores%20do%20Ensino%20B%C3%A1sico%20em%20Portugal.pdf

·         Pinto, P. F., & Rodrigues, M. R. (2014 - 2015 ). Programa da Unidade Curricular - Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Setúbal: ESE.

·         Tavares, C. F., & Barbeiro, L. F. (2011). As implicações das TIC no Ensino da Língua. Obtido de Ministério da Educação : http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/data/outrosprojectos/Portugues/Documentos/implicacoes_tic_pnep.pdf&rct=j&frm=1&q=&esrc=s&sa=U&ei=rUypVMKPKcmuU6GZgaAL&ved=0CBMQFjAA&sig2=7R77ZfasCFSFZyhz7a3uWg&usg=AFQjCNHd3hIcRin4rb-

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