quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final Individual sobre a Unidade Curricular: Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

           Atualmente vivemos num mundo digital em que estamos cada vez mais em contacto com novas tecnologias, nomeadamente com as TIC, que cimentam a sua importância na nossa sociedade e no sistema educativo. Desta forma, é crucial que como futuros educadores/professores tenhamos acesso a uma formação que nos habilite para trabalhar nesta área, já que hoje as crianças crescem lado a lado, com as tecnologias.
            Inicialmente, esta disciplina criou-me alguma expetativa menos boa, dado que me considero um pouco iletrada, relativamente à literacia digital. No entanto, considero que esta unidade curricular que articula a Língua Portuguesa com as Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu muito para a minha formação pessoal, académica e profissional. Foi importante para adquirir e consolidar conhecimentos em relação a uma ferramenta da web 2.0, o blogue, dado que todo o trabalho realizado no âmbito desta U.C. ficou disponível no mesmo. O blogue pode ser utilizado como um recurso pedagógico, no meu futuro profissional, tornando-se uma mais-valia na construção de uma aprendizagem construtivista, em relação às crianças, dado que poderá existir uma contribuição das mesmas para a sua estrutura.
          Com esta disciplina realizei diversas aprendizagens, relativamente ao conhecimento e utilização de recursos educativos disponíveis na internet. Podemos utilizá-los profissionalmente, como professores/educadores, nomeadamente o software do JClic, através do qual se podem construir diversas atividades didáticas multimédia; o podcast, uma tecnologia que disponibiliza materiais didáticos em formato áudio; a ferramenta on-line Wordle, que forma nuvens de palavras, podendo ser utilizada em atividades  didáticas numa aula; jogos educativos e o PhotoStory, um programa em que se pode construir histórias para as crianças - com imagens, som e legenda.
            Também realizei leituras e produção de textos reflexivos sobre a utilização das TIC na escola e sobre a segurança na internet, tal como promovemos, em grupo, a exploração de atividades didáticas, a partir de programas televisivos. Tudo isto fomenta a minha futura aplicação das tecnologias de informação e comunicação, na aprendizagem e no ensino. Gostei particularmente da sessão sobre segurança na internet, apresentada pelo professor João Torres, que foi muito elucidativa sobre os perigos e ameaças existentes na internet.
           Na minha opinião, penso que a maior dificuldade que existiu, na concretização dos projetos desta U.C., esteve relacionada com o JClic, dado que foi um software com o qual nunca tínhamos trabalhado, tanto eu como a minha colega de grupo. Por isso, considero que o mesmo apresentou algumas falhas, no geral. O PhotoStory foi a atividade que mais gostei de realizar, pois foi efetuado com a colaboração das crianças de um infantário, que realizaram os desenhos para o mesmo. Aliámos a teoria à prática, o que se tornou gratificante, já que a atividade despertou a curiosidade e participação das crianças, levando-as a cooperar para um projeto conjunto.
            Penso que realizei um bom trabalho nesta unidade curricular, acabando por me sentir mais à vontade com a literacia digital, já que é com o conhecimento e com a prática que acabamos por evoluir, não só a nível pessoal como profissional. Considero que o meu sucesso nesta disciplina se deve também a um trabalho de equipa, efetuado com a minha colega de grupo, com quem lido há já três anos e com quem estou habituada a trabalhar, dado que nos conseguimos complementar, realizando um trabalho bem articulado.
           Desenvolvi competências de leitura, de pesquisa, de escrita e de comunicação através da utilização da internet, compreendendo que esta articulação entre a língua portuguesa e as TIC promove a consciencialização de que no futuro prevalecem as novas tecnologias, fomentando a aprendizagem e o ensino, lado a lado, com o uso incondicional da língua portuguesa que se adapta a uma nova era de tecnologia. Deste modo, o trabalho dos educadores e professores é essencial para desenvolverem uma pedagogia, que alie estas duas vertentes, nas salas de aula.
           Com as tecnologias de informação e comunicação pode promover-se o ensino da língua portuguesa, através de diversas atividades de cariz educativo, facilitando a aprendizagem das crianças, de uma forma lúdica. Além de que existe uma difusão da leitura, promovida pelas mesmas tecnologias.
           Concluindo, esta U.C. foi decisiva para a minha compreensão do mundo digital, em que vivemos e para assimilar que, como futura profissional no campo da educação, devo ter uma visão abrangente que alie o uso da tecnologia à metodologia de ensino. Um bom educador/professor adapta-se à evolução, com o objetivo de que as crianças aprendam. Não são as crianças que têm de adaptar-se ao ensino, mas sim o educador/professor que tem de cativá-las e as tecnologias prendem a atenção das crianças. Portanto, devemos efetuar um trabalho articulado, integrando as mesmas no ensino, com o objetivo de facilitar a aprendizagem das crianças, promovendo o desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania.
 
Ana Cristina Mota
 

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