Atualmente vivemos num
mundo digital em que estamos cada vez mais em contacto com novas tecnologias,
nomeadamente com as TIC, que cimentam a sua importância na nossa sociedade e no
sistema educativo. Desta forma, é crucial que como futuros
educadores/professores tenhamos acesso a uma formação que nos habilite para
trabalhar nesta área, já que hoje as crianças crescem lado a lado, com as
tecnologias.
Inicialmente, esta
disciplina criou-me alguma expetativa menos boa, dado que me considero um pouco
iletrada, relativamente à literacia digital. No entanto, considero que esta
unidade curricular que articula a Língua Portuguesa com as Tecnologias de
Informação e Comunicação contribuiu muito para a minha formação pessoal,
académica e profissional. Foi importante para adquirir e consolidar
conhecimentos em relação a uma ferramenta da web 2.0, o blogue, dado que todo o
trabalho realizado no âmbito desta U.C. ficou disponível no mesmo. O blogue
pode ser utilizado como um recurso pedagógico, no meu futuro profissional,
tornando-se uma mais-valia na construção de uma aprendizagem construtivista, em
relação às crianças, dado que poderá existir uma contribuição das mesmas para a
sua estrutura.
Com esta disciplina
realizei diversas aprendizagens, relativamente ao conhecimento e utilização de recursos
educativos disponíveis na internet. Podemos utilizá-los profissionalmente, como
professores/educadores, nomeadamente o software
do JClic, através do qual se podem construir diversas atividades didáticas
multimédia; o podcast, uma tecnologia
que disponibiliza materiais didáticos em formato áudio; a ferramenta on-line Wordle, que forma nuvens de palavras, podendo ser utilizada em
atividades didáticas numa aula; jogos educativos e o PhotoStory,
um programa em que se pode construir histórias para as crianças - com imagens,
som e legenda.
Também realizei leituras
e produção de textos reflexivos sobre a utilização das TIC na escola e sobre a
segurança na internet, tal como promovemos, em grupo, a exploração de
atividades didáticas, a partir de programas televisivos. Tudo isto fomenta a minha
futura aplicação das tecnologias de informação e comunicação, na aprendizagem e
no ensino. Gostei particularmente da sessão sobre segurança na internet,
apresentada pelo professor João Torres, que foi muito elucidativa sobre os
perigos e ameaças existentes na internet.
Na minha opinião, penso
que a maior dificuldade que existiu, na concretização dos projetos desta U.C.,
esteve relacionada com o JClic, dado
que foi um software com o qual nunca
tínhamos trabalhado, tanto eu como a minha colega de grupo. Por isso, considero
que o mesmo apresentou algumas falhas, no geral. O PhotoStory foi a atividade que mais gostei de realizar, pois foi
efetuado com a colaboração das crianças de um infantário, que realizaram os
desenhos para o mesmo. Aliámos a teoria à prática, o que se tornou gratificante,
já que a atividade despertou a curiosidade e participação das crianças,
levando-as a cooperar para um projeto conjunto.
Penso que realizei um bom
trabalho nesta unidade curricular, acabando por me sentir mais à vontade com a
literacia digital, já que é com o conhecimento e com a prática que acabamos por
evoluir, não só a nível pessoal como profissional. Considero que o meu sucesso
nesta disciplina se deve também a um trabalho de equipa, efetuado com a minha
colega de grupo, com quem lido há já três anos e com quem estou habituada a
trabalhar, dado que nos conseguimos complementar, realizando um trabalho bem articulado.
Desenvolvi competências
de leitura, de pesquisa, de escrita e de comunicação através da utilização da
internet, compreendendo que esta articulação entre a língua portuguesa e as TIC
promove a consciencialização de que no futuro prevalecem as novas tecnologias,
fomentando a aprendizagem e o ensino, lado a lado, com o uso incondicional da
língua portuguesa que se adapta a uma nova era de tecnologia. Deste modo, o
trabalho dos educadores e professores é essencial para desenvolverem uma
pedagogia, que alie estas duas vertentes, nas salas de aula.
Com as tecnologias de
informação e comunicação pode promover-se o ensino da língua portuguesa,
através de diversas atividades de cariz educativo, facilitando a aprendizagem
das crianças, de uma forma lúdica. Além de que existe uma difusão da leitura,
promovida pelas mesmas tecnologias.
Concluindo, esta U.C. foi
decisiva para a minha compreensão do mundo digital, em que vivemos e para
assimilar que, como futura profissional no campo da educação, devo ter uma
visão abrangente que alie o uso da tecnologia à metodologia de ensino. Um bom
educador/professor adapta-se à evolução, com o objetivo de que as crianças
aprendam. Não são as crianças que têm de adaptar-se ao ensino, mas sim o
educador/professor que tem de cativá-las e as tecnologias prendem a atenção das
crianças. Portanto, devemos efetuar um trabalho
articulado, integrando as mesmas no ensino, com o objetivo de facilitar a
aprendizagem das crianças, promovendo o desenvolvimento de competências comunicativas
e de cidadania.
Ana Cristina Mota
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