No âmbito da unidade curricular, de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, explorámos o software do JCLIC, que é um recurso educativo, através do qual se constroem diversas atividades didáticas multimédia, como associações simples e complexas, sopa de letras, palavras cruzadas, o jogo da memória, puzzles, etc. Pode recorrer-se à utilização de imagens e sons, incluindo-os nas atividades.
Realizámos 6 atividades didáticas, sobre o tema do feminino/masculino, direcionadas para o 3º ano de escolaridade.
Atividades didáticas - Intencionalidade educativa
- Sopa de letras com imagens - Descobrir os nomes de animais no masculino/feminino, com a respetiva imagem no final.
- Sopa de letras com sons e imagens - Descobrir os nomes de animais no masculino/feminino, com a respetiva imagem e som no final.
- Palavras cruzadas com imagens - Realizar as palavras cruzadas, seguindo a indicação do género e de acordo com a imagem correspondente.
- Palavras cruzadas com sons - Realizar as palavras cruzadas, seguindo a definição e ouvindo o respetivo som.
- Associação Complexa com imagens - Associar uma imagem à sua forma no feminino.
- Jogo da memória - Encontrar o par de palavras corretas, de forma a formar-se o masculino/feminino ou feminino/masculino.
No 3º ano de escolaridade, em Português, são trabalhados na gramática, no subtema "Conhecer propriedades das palavras", os femininos e masculinos de radicais diferentes. Estas atividades didáticas sobre o feminino/masculino foram realizadas com o tema dos animais, dado que este faz parte das metas curriculares de Estudo do Meio do 3º ano de escolaridade, inserido no "Bloco 3 - À descoberta do ambiente natural", abordando a área de conteúdo "Os seres vivos do ambiente".
Se quiser ter acesso aos nossos jogos, que estão disponíveis em "Aprende a Brincar com o Feminino e o Masculino".
Se quiser ter acesso aos nossos jogos, que estão disponíveis em "Aprende a Brincar com o Feminino e o Masculino".
Caras estudantes,
ResponderEliminarNoto os seguintes aspetos a melhorar nos vossos jogos: o écran informativo não está no início dos jogos; devem ter mais atenção ás definições usadas nas palavras cruzadas porque, por exemplo, nem todos os sapos são verdes; dois jogos de palavras cruzadas seguidos são pouco motivantes; as imagens quemusaram nas palavras cruzadas são demasiado pequenas.
Cumprimentos
MRR
Cara Professora
ResponderEliminarComo foi pedido, alterámos o JClick para estar de acordo com o que foi sugerido.
Cumprimentos
Caras alunas,
ResponderEliminarde facto melhoraram a qualidade do trabalho.
Cumprimentos
MRR