domingo, 28 de setembro de 2014

O jogo educativo




 
          Escolheu-se um jogo do site “Eu sei…” do Centro de Competências de TIC, da ESE de Santarém. O jogo intitula-se “Que grandes amigos…", e como o link não faz a ligação direta ao jogo, então ao clicar-se na ligação seleciona-se "Jogos", na coluna da esquerda, de seguida "3º ano", e em Língua Portuguesa, seleciona-se "várias unidades".
         É direcionado para crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, para o 3º ano de escolaridade. Contudo, o público-alvo do jogo poderá ser mais abrangente, dado que a história poderá apenas ser contada oralmente, logo não será necessário que as crianças saibam escrever.

         Aprendizagens esperadas

        O jogo consiste em construir uma história referente às imagens, desenvolvendo na criança a:
  • Escrita;
  • Oralidade;
  • Criatividade/imaginação.
         
 







quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O blogue e as suas utilizações educativas

       Colocadas as questões "O que é um blogue?" e "Que utilizações educativas se fazem dos blogues?", e após uma pesquisa incidente em diferentes autores, chegou-se às seguintes conclusões.

        O que é um blogue?

        De acordo com Coutinho (2006), um blogue é um website organizado por mensagens das mais recentes para as mais antigas, que possui um índice na página inicial. Segundo Gomes e Lopes (2007), um blogue tem uma publicação acessível, na qual também se podem colocar vídeos, ficheiros de áudio, fotografias, entre outros. Pode ser utilizado para comunicar e a nível pedagógico, dado que pode fazer parte de um grupo aberto ou fechado, que o utiliza para interagir, através de comentários e sugestões. Carvalho, Moura, Pereira e Cruz (2006) defendem que um blogue é a produção, publicação e conservação de uma página da web.

         Que utilizações educativas se fazem dos blogues?
 
         De acordo com Coutinho (2006), os blogues podem ser utilizados como recursos pedagógicos e como estratégias educativas. Como recurso pedagógico é um espaço de informação especializada, facultada por um professor. Como estratégia educativa, um blogue pode ser um portefólio digital, podendo servir como um espaço de partilha de informação, de debate e de integração, facilitando a interação e a aprendizagem. Pode ser utilizado em qualquer disciplina podendo a comunidade de alunos contribuir também através da criação de textos, análise de obras, relatórios, publicação de desenhos e vídeos, entre outros. Segundo Gomes e Lopes (2007), uns blogues são criados por professores, mas de uma forma autónoma em relação ao do contexto escolar, no qual o professor leciona. No entanto, produzem uma informação credível. Outros blogues são criados pelas próprias instituições de ensino, abordando os conteúdos lecionados. Sousa e Silva (2009) defendem que os blogues no contexto da sala de aula e o papel que lhes é atribuído no processo de ensino e aprendizagem permitem considerá-los como instrumentos cognitivos, integrando-os numa perspetiva construtivista da aprendizagem.
 
       Referências Bibliográficas